WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de suporte ao cliente está aqui para responder às suas perguntas. Pergunte-nos qualquer coisa!
Olá, Seja bem vindo! como posso te ajudar?

Muitas vezes, ouvimos que esse ou aquele animal possui uma visão colorida, mas que não é tão “boa” quanto a do ser humano. Essa afirmação não tem sentido, já que o termo “boa” pode ser considerado apenas dentro do contexto de mundo visual em que o animal vive, tendo em vista que as necessidades evolutivas e de sobrevivência dos animais são bastante diferentes das do homem.

 

Como é formada a visão em cores?

 

A visão está relacionada a presença de células (receptores sensoriais) que captam a luz que chega à retina e transmite para o cérebro um impulso nervoso correspondente à qualidade dessa luz, permitindo assim que o cérebro reconheça imagens. A visão colorida, por sua vez, depende da presença de pelo menos duas classes de fotorreceptores (do tipo dos cones) que identificam diferentes amplitudes (espectros) de cores (foto).

 

Imagem1

 

Os animais enxergam colorido?

 

Segundo Jay Neitz, um cientista de visão de cores na Universidade de Washington, e diversos outros artigos científicos, os animais possuem uma visão chamada dicrômica, ou seja, apresentam uma amplitude (espetro) visual para até duas cores, se compararmos com o ser humanos, que possui uma visão tricrômica.

Isto ocorre porque a maioria dos mamíferos domésticos possuem apenas dois tipos de células (fotorreceptores) que reconhecem as cores azul e amarelo-esverdeado, já o ser humano possui três (azul, verde e vermelho).

Para podermos entender um pouco melhor, podemos usar como exemplo a visão de um ser humano daltônico em comparação com a visão de um cão, em que ambos não conseguem diferenciar as cores de amplitude (espectro)  verde-amarelo-vermelho, tendo, provavelmente, uma visão em cores muito semelhante.

 Imagem2

Visão de um cão

 

Imagem3

Visão de um homem não-daltônico

 

Podemos considerar nossa visão colorida melhor do que a dos animais?

 

Não, pois cada um tem uma necessidade evolutiva ou de sobrevivência, onde alguns animais, como o peixe-dourado, que possui 4 tipos de células com visão a cores em sua retina, tendo as três do ser humano e ainda uma outra capaz de enxergar a cor ultravioleta.

Existem ainda outros animais que além da visão ultravioleta, ainda podem ver a o infravermelho, e estas diferenças podem tornar a mensuração de muitos objetos naturais mais relevante para estes animais, como algumas frutas e plantas que têm capacidade de refletir o UV e melhorar o contraste destes no ambiente.

 

Imagem4

 

Assim somos capazes apenas de imaginar a riqueza de cores que o mundo pareceria se pudéssemos olhar através dos olhos de outros animais.

 

Com o Bhoris você fica sabendo tudo sobre o mundo pet. Entre no nosso site e confira os produtos e ofertas que selecionamos para o seu animalzinho: www.bhoris.com.br

 

 

Fonte: www.visaoanimal.com.br/blog/os-animais-enxergam-em-preto-e-branco