WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de suporte ao cliente está aqui para responder às suas perguntas. Pergunte-nos qualquer coisa!
Olá, Seja bem vindo! como posso te ajudar?

 

O que são carrapatos?

Os carrapatos são pequenos aracnídeos, “parentes” das aranhas, ectoparasitas (parasitas externos), que vivem na superfície do corpo de um hospedeiro. Durante o seu ciclo de vida passam por vários estágios como: ovo, larva, ninfa e adulto, sendo que essas três últimas precisam de sangue para se alimentar. Fêmeas fertilizadas, após se alimentarem, colocam seus ovos em local protegido e cada ovo dá origem a uma larva, que se desenvolve até o estágio adulto.

Imagem1

 

Quais são os riscos que meu cachorro corre quando está abrigando carrapatos?

A perda de sangue é uma questão importante quando se trata das infestações por carrapatos. As fêmeas de algumas espécies consomem mais de 8mL de sangue cada uma delas. Em alguns casos, as infestações por carrapatos atingem tal magnitude que os cães morrem por causa da perda de sangue ou por tornarem-se susceptíveis a outras doenças devido ao estado debilitado. Além disso, por serem animais hematófagos (que se alimentam de sangue), se estiverem infectados por alguns protozoários e bactérias, podem transmitir doenças graves aos animais, como a febre maculosa, erliquiose canina, babesiose canina e doença de Lyme.

 

O que é a febre maculosa e quais são seus sintomas?

De gravidade variável, a febre maculosa é uma doença febril aguda, causada pela bactéria Rickettsia. Causa sintomas como febre alta, rigidez, dificuldade para respirar, vômito, diarreia, edemas nas patas e no focinho, sangramento nasal, na urina e nas fezes, podendo deixar sequelas e causar a morte do animal.

 

O que é a erliquiose canina e quais são seus sintomas?

A erliquiose é uma doença infecciosa severa causada por bactérias do gênero Ehrlichia, que destroem os glóbulos brancos do cachorro, levando à sintomas como febre, perda de apetite e peso, manchas na pele (hemorragias), fraqueza muscular e em estados avançados sangramentos nasais, vômitos e meningite, o que pode evoluir para a morte.

 

O que é babesiose canina e quais são seus sintomas?

 A babesiose, conhecida como “doenças do carrapato”, é causada pelo protozoário Babesia canis  que infecta os glóbulos vermelhos dos cães, destruindo-os, causando anemia grave, perda de apetite, palidez, icterícia, urina escura, cansaço severo e até depressão. As vezes os cães infectados podem apresentar problemas de coagulação sanguínea, insuficiência renal aguda e perturbações nervosas.

 

O que é doença de Lyme e quais são seus sintomas?

Também conhecida como borreliose, a doença de Lyme é causada pela bactéria Borrelia burgdorferi, e pode causar desde uma artrite até quadros graves de encefalite e óbito.

 

O que devo fazer para prevenir a contaminação do meu bichinho por alguma dessas doenças?

A utilização de produtos que combatam a infestação de carrapatos no meio ambiente e nos animais é fundamental para o controle e prevenção das doenças transmitidas por estes artrópodes. Você pode fazer uso de coleiras carrapaticidas, talco para colocar nos paninhos, shampoo e sabonete carrapaticidas entre outros produtos disponíveis no mercado pet.

 

Se meu animal já estiver doente, como ocorrerá o seu tratamento?

Em caso de contaminação, o tratamento das doenças citadas acima deve ser feito com medicamento específico para cada tipo de parasita, e, por isso, um diagnóstico rápido e preciso por meio dos exames físicos e laboratoriais é necessário. Com esse diagnóstico em mãos o veterinário irá adotar a melhor conduta para eliminar o agente causador da doença, melhorar o sistema imunológico do seu bichinho e tratar os possíveis sintomas e sequelas relacionadas à doença.

 

 

Você está disposto a deixar o seu animalzinho correr todo esse risco? A prevenção sempre é a melhor escolha e ela está em suas mãos!

Entre no nosso site e confira outras informações e dicas que podem ajudar o seu bichinho, e aproveite também as ofertas que selecionamos para você: www.bhoris.com.br