WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de suporte ao cliente está aqui para responder às suas perguntas. Pergunte-nos qualquer coisa!
Olá, Seja bem vindo! como posso te ajudar?

Qual é o papel dos corantes encontrados em muitas rações?

Frequentemente vemos rações coloridas nas prateleiras dos mercados. O que muitos não sabem é que os grãos coloridos são usados para que os donos associem as cores a coloração de vegetais e carnes naturais e acreditem que o valor nutricional seja maior. A verdade é que os corantes usados nas rações são compostos químicos artificiais, que nada tem a ver com a qualidade da matéria prima utilizada na fabricação desse alimento.

 

Quais são os riscos que os corantes podem oferecer para o seu pet?

Os corantes podem desencadear alergias alimentares nos animais, ocasionando quadros de vômitos e diarreias. Outras vezes esse processo alérgico é mais brando, sendo assintomático e cumulativo, o que pode gerar, a longo prazo, complicações graves como problema no sistema urinário, nos rins e pele, levando até mesmo a perda de pelo.

Infelizmente a ração não funciona como a alimentação natural – quanto mais colorida melhor. Os grãos secos são coloridos artificialmente com corantes sintéticos. Um deles é o amarelo crepúsculo, proibido na Europa, mas liberado no Brasil. Este tipo de corante é responsável por distúrbios de comportamento e hiperatividade. Outro amarelo perigoso é o artrazina, que a própria Anvisa aponta como causador de reações alérgicas como asma, bronquite, rinite.

 

Rações coloridas apresentam os mesmos nutrientes encontrados nas rações sem corantes?

Geralmente existe uma relação inversamente proporcional entre a coloração e qualidade da ração: rações ricas em corantes são podres em nutrientes, contendo pouca carne e muita fibra vegetal, não saciando a fome dos pets. Por esse motivo a quantidade necessária desse tipo de ração precisa ser de duas a três vezes maior, o que pode influenciar nas fezes do animal, aumentando o seu volume e deixando-a o com odor mais forte.

 

Como faço para escolher uma ração e boa qualidade?

As rações encontradas no mercado são classificadas em 3 categorias diferentes, o que facilmente pode ser identificada na embalagem do alimento: Standard, Premium e Super Premium. Essa ordem também está relacionada a qualidade das rações, sendo as marcas Standard mais baratas e mais ricas em corantes. As Premium e Super Premium são os tipos de rações mais indicadas para oferecer para o seu animalzinho, sendo as Super Premium as mais naturais e saudáveis.

Embora as rações super e high premium sejam mais caras, o custo benefício vale muito a pena, por satisfazer mais o animal, sendo necessário um consumo menor do produto pois nesse tipo de ração a carne é bastante presente na composição, além de ovo, frango e proteínas, por exemplo. No final do mês o custo com ração será o mesmo, pois rações mais baratas não rendem muito, sendo necessário oferecer uma quantidade maior para o seu pet.

 

Qual a importância de oferecer uma alimentação saudável para o seu pet?

Para entender a importância da ração para a saúde do seu pet, pense que é dela que seu animalzinho tira os nutrientes que precisa para se manter vivo. Basicamente, se a ração tem falta de algum nutriente, o corpo do seu bichinho terá falta dele também. Se a ração tem excesso de alguma coisa (exemplo: sal e corantes), o corpo dele também terá excesso. São esses tipos de erros que devemos evitar.

 

Com o Bhoris você fica sabendo tudo sobre o mundo pet. Entre no nosso site e confira os produtos e ofertas que selecionamos para o seu animalzinho: www.bhoris.com.br